Comentários

(35)
D
Djota Santilho
Comentário · há 9 meses
Cumprimentos, doutor, pela magnifica análise, demonstrativa de conhecimento jurídico acerca da situação, de suposta agressão, vivenciada pelo senhor Alexandre de Moraes em aeroporto da Itália. Tudo com muita precisão de detalhes, cirurgicamente examinado à luz da legislação brasileira. Legislação – destaque-se, que não é uma BÍBLIA; tampouco elaborada com a qualidade de legisladores imunes a processos judiciais, corrupção e fraudes. Fora esse aspecto, do ponto de vista jurídico, uma obra de arte; do ponto de vista prático, de utilidade, uma perda de tempo. Um lero-lero sem fim. Um juridiquês que nega a dinâmica da vida social e histórica e transforma a lei em totem, o direito em fantasia e a justiça em ficção.
Desculpe, doutor, mas o seu artigo - embora brilhante, é inútil. É apenas uma demonstração de conhecimento.
Mas todos sabemos que o conhecimento, para merecer essa denominação, precisa ser útil para a maioria da sociedade. Utilidade materializada na capacidade de transformação. Capacidade que o artigo, infelizmente, não tem; e não é transformador porque nega a própria identidade já na origem: “o objeto e a finalidade deste artigo não é (...)” .
Ora, qual então a utilidade da análise? Nenhuma.
O doutor sequer considerou as lições dadas pelo fato bíblico de ADAO E EVA; de CAIM E ABEL; de SODOMA E GOMORRA; de JUDAS ISCARIOTIS (em Mateus 26,14-25); da opção popular por BARRABÁS (no julgamento conduzido por Pilatos); e, por fim, a decisão de SALOMÃO – que não cursou faculdade de direito, não fez mestrado ou doutorado, não publicou livros, mas deixou uma decisão que é um exemplo de sensibilidade de julgamento – em Reis 13,16-28.

Infelizmente ainda, o artigo do doutor omitiu lições históricas da revolução inglesa, de 1640; americana, de 1765; francesa, de 1789; e brasileira, de 1964. Todos estes fatos aplicáveis à situação e ao momento atual da realidade brasileira
3
0
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres

Outros advogados em São Paulo (SP)

Carregando